A verdade






Antes de qualquer coisa, gostaria de convidá-lo, querido leitor, à munir-se de uma Bíblia agora mesmo, a fim de passarmos a meditar no Salmo 49.




Nos primeiros versículos, vemos o salmista chamando a atenção de todos, ao que ele iria falar. E a expressão de sua idéia é referida como sabedoria e pensamentos judiciosos, em algumas traduções. Gostaria de chamar atenção para o verso 4, no qual o salmista diz que prestaria atenção para entender o significado de uma parábola e que decifraria seu enigma com alegria.
Lendo todo o salmo, temos uma certa idéia de qual enigma o salmista quer falar: o enigma da vida humana, em que todos nós vivemos preocupados com o que temos, com o que queremos e dentro de nós gera a sede de melhorarmos de posição. Falar que nem tudo é dinheiro e que bens materiais não fazem uma pessoa, é uma verdade que todos sabem. Só que então, qual o motivo da sua vida? Respondendo essa pergunta, entendemos rapidamente que nossas vidas giram em torno do que queremos ter, por isso nos esforçamos para ter uma situação melhor ou no mínimo, igual à que nossos pais nos deixaram.
Só que, amado irmão, o salmo 49 nos lembra de um fato muito real: um dia todos nós morreremos e o que temos e até o que somos não adiantará nada sem Jesus. Do verso 7 ao 9 entendemos isso claramente; porque você pode pensar que a sua conduta, o seu jeito de ser, aquilo que você tem, faz de você alguém bom. Realmente, a nossa conduta deve ser impecável só que passa longe de nos fazer merecedores de irmos para o céu. No verso 8, a Bíblia fala que o preço era caríssimo e que a tentativa de pagá-lo seria aniquilada de uma vez por todas. Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez isso por nós (Hebreus 9:26-28; 10:12-14). O Senhor Jesus nos deu vida e vida abundante (João 10:10-11), por isso sim devemos nos preocupar em querer melhorar a cada dia mais, porém tudo para glória de Deus. Quando aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Único e Suficiente Salvador, a nossa vida muda de esfera, pois a meta principal não é mais essa e sim a vida eterna.
Se você ainda não conhece ao Senhor Jesus, venha correndo, Ele te quer, Ele morreu por você e hoje Ele vive, pois a morte não teve domínio sobre Ele (Apocalipse 1:18) e Ele quer te dar essa vida também e passar a eternidade ao seu lado.
No último versículo do salmo 49, o salmista diz que realmente o que importa é ter entendimento, pois ao contrário, nos tornamos como animais, por isso busque esse entendimento em Deus, Ele tem prazer em te ensinar (João 6:37/ 14:6).