Ativismo e entretenimento

(O plano sutil de satanás no século XXI)

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)

Os dias atuais estão cada vez mais corridos, repletos de atividades. Profissionais, sociais, religiosas, etc. As pessoas estão sempre fazendo alguma coisa. Principalmente nos grandes centros urbanos. As pessoas não param... Quase tudo funciona 24hs (inclusive pessoas).

Normalmente não se tem tempo para conversar; se dorme cada vez menos, não se consegue parar para ler um bom livro. Algumas pessoas durante a semana saem de casa às 7hs e retornam às 23hs, fazem inglês no sábado, ou algum curso para crescimento profissional; no domingo consertam o telhado, ou passam o dia dentro do Carrefour... E quando não têm o que fazer, arrumam alguma coisa, pois não conseguem mais parar.

E este “não conseguir parar” dá origem à uma doença que os psicólogos chamam de hiper-ativismo, que tem como conseqüência o stress, a ansiedade e a depressão. Males estes que levam à obesidade, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, etc.

Tudo isso porque o ser humano não é uma máquina.

Só que as soluções dadas pela medicina são apenas parciais, pois o que normalmente se indica é: Você precisa relaxar, você precisa de férias... Você deve praticar um esporte... Mas depois das férias, ou do final de semana prolongado com cineminha, com praia, com piadas e com os amigos, tudo volta ao normal na segunda-feira seguinte.

Satanás é quem “sutilmente”, (quase que imperceptivelmente), está impondo às pessoas este ritmo cheio de atividades intermináveis, para que depois de esgotadas elas entendam que precisam de um remédio para dormir, ou para comer menos!! Ou então para deleitar-se, mostra que precisam de prazer, que precisam passear, e não precisam de Deus! “Se der a gente vai ao culto domingo a noite!”

“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3:1)

É hora de revermos alguns conceitos sobre o nosso estilo de vida. Jesus censurou Marta (que estava envolvida, ansiosa e afadigada com uma atividade nobre, assim como as nossas), mas o que Ele quer que entendamos é que ela precisava estar num lugar melhor: aos Seus pés!

Se você está cansado, “stressado”, afadigado com muitas coisas, e não consegue parar, o diabo quer que você continue assim, e que depois que estiver esgotado, entenda que o melhor do seu tempo deve ser para relaxar, deleitar-se, descansar, passear... mas tudo isso longe de Deus! Ou seja, “ocupado demais; ou então, descontraído demais”.

Deus está dizendo: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4)

O que Maria entendeu e Marta não percebeu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

Aí está a solução contra o hiper-ativismo, e contra a armadilha astuta do diabo, que tem roubado a comunhão com Deus de muitas pessoas, fazendo com elas sejam mais amigas dos deleites do que amigas de Deus!

Autor: Pastor Jair Sanches