Verdades sobre dízimo

Sem sombra de dúvidas, este é um assunto que já gerou diversas discussões, e uma série de polêmicas; principalmente pelo fato de que o dinheiro e a religião não deveriam andar juntos, pelo menos na opinião de muitas pessoas. Aliás, muitas são as perguntas, várias são as restrições, por parte daqueles que são contrários a essa doutrina, são muitos também, os argumentos para aqueles que defendem o dízimo como parte essencial da vida cristã. Vamos então refletir sobre algumas informações bíblicas sobre este assunto, e tentar responder algumas perguntas que sempre estão na mente das pessoas.

* Afinal, o que é dízimo?

A palavra dízimo faz menção a décima parte de algo. Portanto, 10% de um total. Esta palavra aparece pela primeira vez em Gênesis 14:20, quando após uma batalha vitoriosa, o patriarca Abraão entrega o dízimo dos despojos da guerra (Hebreus 7:4), para o misterioso sacerdote Melquisedeque, que tipifica o Cristo.

* O que tem o dízimo a ver conosco??

Deus de fato, não precisa de dinheiro; porém ele escolheu uma forma para que todas as estruturas da igreja tenham suficiência. E o modelo que Deus escolheu para sustento da sua igreja é de que a própria igreja sustente financeiramente a igreja; por isso o dízimo é necessário, pois Deus não vai pagar as contas da igreja, Deus não vai comprar aparelhos, cadeiras, som, e etc. para a igreja. A igreja deve sustentar a igreja trazendo voluntariamente os dízimos e as ofertas.

* O dízimo não é parte da Lei de Moisés no Antigo Testamento??

Nos tempos de Moisés onde Deus estava ensinando Israel a cultuá-lo, Ele (Deus) pega uma das tribos de Israel e separa esta tribo para ser uma tribo sacerdotal. “A Tribo de Levi”, ou seja, os descendentes de Levi filho de Jacó, seriam pessoas que teriam uma atividade totalmente diferente das demais. Eles iriam cuidar especificamente das questões religiosas, e para tanto deveriam abrir mão de todas as demais atividades, como plantar, criar gado, caçar, etc., eles então seriam sustentados pelas outras 11 tribos, que trariam as primícias (os primeiros frutos da colheita; as primeiras crias dos animais). Eles trariam 10% da sua produção para suprir as necessidades da tribo de Levi.

O dízimo também não pode ser encarado como uma parte do cerimonial instituído na Lei dada a Moisés, pois vimos em Gênesis 14: 20 que Abraão entregou o dízimo mais de 400 anos antes da instituição da Lei.

* O dízimo interfere na salvação eterna de uma pessoa??

O dízimo não interfere na salvação de uma pessoa (Efésios 2:8-9), mesmo porque são muitas as pessoas que no momento não recebem salário, e não podemos condená-las ao inferno por não dizimar. Porém é importante entender que tudo pertence a Deus (Salmos 24), e aquilo que vem às nossas mãos, fruto do nosso trabalho, certamente vem como bênção de Deus. E se Deus é que aquele que abençoa, logo Ele deveria ficar com os 100%, porém Ele estipulou apenas 10%, nos deixando utilizar os outros 90%. Então acredito que um cristão que realmente teme a Deus, obedece e reconhece a fonte verdadeira de seus ganhos, este não entregará o dízimo para ser salvo, mas dizimará com alegria e prazer por que já é salvo. Vale dizer também que uma que está devidamente instruída a respeito do dízimo, e não pratica esta doutrina por negligência, ou por avareza, tal pessoa precisa se questionar se realmente é salva.

* A fidelidade na entrega do dízimo é garantia de bênçãos financeiras??

O dízimo não deve ser encarado como garantia de prosperidade financeira. Cremos que o dízimo está ligado às bênçãos de Deus, porém não podemos generalizar e dizer que todo dizimista fiel terá muito dinheiro, mesmo porque para a maioria dos cristãos que conheço “o fato de ter muito dinheiro talvez seja muito mais maldição do que benção”. Conheço também pessoas que são dizimistas fiéis, e não são pessoas com muito dinheiro ou bens. Além do mais, prosperar financeiramente depende de vários outros fatores, como por exemplo: com o que se trabalha, ou quanto se prepara profissionalmente, como são aproveitadas as oportunidades na vida, etc. e não somente ser fiel no dízimo.

* Posso entregar o dízimo para alguém que está passando por necessidades ao invés de entregá-lo na igreja??

O texto de Malaquias 3:10 e os demais textos que falam do assunto (como : Gênesis 28:22; Números 18:24; Deuteronômio 12:11; II Crônicas 31:5-6) mostram que o dízimo deve ser dado somente na Casa de Deus, e não deve ser usado para outros fins.

No novo testamento a única referência bíblica onde vemos Jesus mencionar a questão do dízimo, está em Mateus 23:23, onde Ele está repreendendo os fariseus severamente: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.”

Neste único texto vemos Cristo reconhecendo a importância do dízimo, porém, reconhecendo também que a misericórdia, a justiça, e a fé são valores que precisam estar presentes nas nossas vidas, caso contrário o ato de dizimar será apenas um ritual religioso, assim como acontecia com os fariseus, aliás o grupo de pessoas dos mais fiéis no tocante ao dízimo (Lucas 18:12).

* Qual o porquê do dízimo ??

* Devo entregar o dízimo de tudo?? Por exemplo: 13º Salário; Fundo de garantia; Férias; Prêmios na empresa; Sorteios ; Etc.

* Se precisar decidir entre pagar uma conta atrasada ou entregar o dízimo, o que fazer ??

* A infidelidade nos dízimos pode me trazer prejuízos financeiros ?? Do tipo: gastos com remédios; quebra do carro ou eletrodomésticos; ou até mesmo perda do emprego??

Estas são as perguntas mais freqüentes sobre Dízimo, e para respondê-las é necessário uma análise cuidadosa considerando vários outros aspectos além de Malaquias 3:10; aliás, toda doutrina bíblica precisa ser discutida e fundamentada pelo espírito das escrituras, ou seja por todo o contexto bíblico (Antigo e Novo Testamento) e jamais com base em um só texto.

Autor: Pastor Jair Sanches